CADASTRE-SE

7 termos que você precisa saber antes de começar a investir!


Postado em 31/out/2018

Parece até que quem já está dentro do mercado financeiro, seja quem trabalha com economia ou que já faça investimentos há um tempo ou qualquer outro indivíduo que esteja incluído nesse meio, faz questão de falar somente o idioma “economês”.

A verdade é que conhecer as principais palavras e conceitos relacionados ao investimento é um dos primeiros passos para quem almeja ganhar dinheiro investindo.
Por isso, o In Mais preparou um glossário com as 7 principais palavras que todo investidor iniciante deve saber.

 

1 – AÇÕES

Ações Investir In Mais

Ações são partes da empresa. Portanto, se você compra uma ação você está comprando parte da empresa

Ações são títulos que representam frações do capital social de uma empresa, dando ao titular direitos estatuários e econômicos, como o direito de receber dividendos ou o direito de votar nas Assembleias Gerais da Sociedade.

Traduzindo: Ações são partes da empresa. Quanto mais ações dela você tiver, mais controle dos ganhos – e perdas – dela você terá.

Portanto, para investir em ações você deve se informar bem sobre ela, uma vez que a mesma pode valorizar ou desvalorizar de acordo com o mercado. Portanto, cuidado para não sair investindo em compra de ações.

2 – RENDA FIXA

Renda Fixa Investir In Mais

Tesouro Direto, CDB/RDB, LCI/LCA são exemplos de renda fixa

Renda Fixa é o termo dado a investimentos que possuem uma remuneração paga em intervalos e condições preestabelecidas.

Para entender esse tipo de investimento é só pensar como se você estivesse emprestando dinheiro para uma entidade e ganhasse juros mensais sobre o seu empréstimo.

Exemplos de Renda Fixa: Tesouro Direto, CDB/RDB, LCI/LCA, LC, CRI/CRA, Debênture, COE, etc

 

3 – HOME BROKER

Homebroker investir In Mais

O Home Broker é uma plataforma digital que permite a compra e a venda de ações.

O Home Broker é uma plataforma digital que permite a compra e a venda de ações. Ele pode ser acionado tanto por computador, smartphone ou tablet. Toda corretora possui a sua própria plataforma e orienta – ao menos deve orientar – os usuários como operá-la.

Para você ter uma ideia, a facilidade que o Home Broker trouxe para quem deseja investir é considerado revolucionária. Isso porque, graças a plataforma, milhares de pessoas puderam investir no mercado acionário.

 

4 – COTAÇÃO

cotação Investir In Mais

O exemplo mais palpável de cotação é a monetária

A cotação é o preço de um determinado ativo num dado momento e é definida pela oferta e procura do mesmo no mercado.

Em poucas palavras cotação é o ato de estabelecer preço por uma moeda, ação, título e mercadorias negociadas na bolsa de valores ou na Bolsa de Mercados Futuros.

Exemplo:

Sabe quando você pergunta “Quanto está custando o Dólar?” Então, nessa hora você está perguntando a cotação – neste dia – da moeda em relação à uma moeda, no caso o Real.

 

5 – ATIVO E PASSIVO

ativos e passivos Investir In Mais

Ativos são todos os bens e direitos que uma instituição ou mesmo um indivíduo possui. Já os Passivos representam todas as obrigações e dívidas

Os ativos são todos os bens e direitos que uma instituição ou mesmo um indivíduo possui. Ou seja, tudo que pode ser atribuído valor.

Os Ativos podem ser classificados em ativos permanentes (por exemplo títulos, bônus e ações), ativos fixos (por exemplo prédios, terrenos e direitos autorais), ativo diferido (aplicações em pesquisas e projetos, por exemplo), entre outros.

Já os Passivos representam todas as obrigações e dívidas da instituição ou pessoa física e podem ser classificados em passivo circulante (por exemplo, contas e impostos a pagar), passivos a longo prazo (hipotecas e letras de câmbio, por exemplo), Resultados de Exercícios futuros (dinheiro que possa ser recebido adiantado), entre outros.

Em poucas palavras, Ativos é tudo que você possui que pode dar valor e Passivos é tudo o que você deve. Isso vale tanto para empresas quanto para pessoas e, claro, para quem quer investir.

 

6 – CORRETAGEM

Corretagem Investir In Mais

Corretagem nada mais é do que a taxa a ser paga de uma transação para a outra

Corretagem nada mais é do que a taxa a ser paga de uma transação para a outra. Ela funciona, principalmente, para o mercado de valores imobiliários durante as operações de compra e venda de ações.

Ela não é facultativa – ou seja, pode ou não aparecer. Ela acontece em toda taxa de corretagem. As taxas de corretagem também variam de acordo com o valor da operação

7 – DARF

DARF Investir In Mais

DARF é um formulário onde pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos,

DARF é a sigla para DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS FEDERAIS. Trata-se de um formulário onde pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos, pagam impostos, contribuições e taxas no âmbito federal.

O DARF é o principal documento que a Receita Federal dispõe para o recolhimento de impostos. É por meio deli que se torna possível pagar tributos como: IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outros.

Agora que você já tem esses termos bem definidos, que tal partir para o mercado de investimentos? Se souber fazer com os pés no chão o lucro é certo!

Mas se você ainda está com dúvidas de colocar o seu dinheiro para investir, que tal ganhar uma grana toda vez que você fizer uma compra?

Como? Usando o In Mais

 

In Mais

Ganhe dinheiro para investimentos no In Mais

Com o In Mais os seus gastos rendem um dinheiro de volta para você

O In Mais é o Programa de Fidelidade Mais Completo do Brasil!

Além de ser grátis, todos as compras realizadas através do nosso shopping rendem pontos que não expiram nunca e podem ser trocados por Dinheiro de Volta, Passagens Aéreas, Voucher para Cinemas e Teatros, Recarga de Celular e muito mais!

Venha fazer parte do In Mais

CTA investir In Mais

Cadastre-se Gratuitamente no In Mais